Com o avanço de novas tecnologias, muitas profissões estão sendo aprimoradas ou até mesmo sendo substituídas por máquinas ou até mesmo inteligências artificiais.
Isso fez com que as pessoas começassem a dar mais atenção às oportunidades de trabalho na internet.
Entre essas oportunidades está o marketing de afiliados, modalidade que vem crescendo bastante nesses últimos anos. Esse crescimento nos leva a um questionamento, será que o Marketing de afiliados vale a pena em 2023?
O mercado de afiliados vem crescendo muito no Brasil, você pode ser afiliado a plataformas que possuem vários produtos físicos e digitais.
Este mercado é muito grande, você pode até mesmo ser afiliado dos grandes marketing places como Amazon, Shopee, Casas Bahia, Americanas e muitos outros.
Neste artigo vamos abordar como funciona esse mercado e como trabalhar como trabalhar como afiliado.
O que é ser um Afiliado Digital?
O trabalho de um afiliado digital é divulgar produtos ou serviços, físicos ou digitais, de empresas em troca de comissões.
O afiliado divulga o produto através de um link especial, gerado pela plataforma, que nele contém informações que possibilitam que a venda seja rastreada. Dessa forma é possível associar o afiliado à venda, e assim poder pagar a sua comissão.
De forma simplificada esse é o caminho da divulgação até a compra que o afiliado deve passar para receber suas comissões.
Um ponto importante, o afiliado pode divulgar seu link como achar melhor, desde que não infrinja nenhuma regra da plataforma que hospeda seu produto.
Se afiliado vale a pena?
Neste tópico vamos elencar alguns pontos positivos e negativos que envolvem essa modalidade de trabalho na internet.
Pontos Positivos
Não precisa de experiência
Fora do mundo digital estamos a mercê de ter experiência para poder exercer inúmeras vagas de trabalho, isso acontece até mesmo com quem possui nível superior.
Entretanto, para ser um afiliado não é necessário ter experiência, pois qualquer pessoa pode trabalhar com isso, basta ter acesso à internet.
Contudo, pessoas que já possuem alguma experiência em vendas terão um pouco de vantagens.
A maioria das plataformas não fazem muitas exigências na hora do cadastro, basta informar os seus dados pessoais e uma conta bancária. Com o cadastro realizado você já pode começar a divulgar os produtos e poder receber suas comissões.
Não existe custo de produção
Você sendo um afiliado digital terá a responsabilidade apenas com a divulgação do produto. O custo de produção, controle de estoque e de logística de entrega ficam a cargo do dono do produto.
Contudo isso não isenta o afiliado de desenvolver uma relação com o comprador, pois dependendo do tipo do produto é possível oferecê-lo novamente no próximo mês, por exemplo.
Na verdade isso fica bom para os dois, produtor e afiliado, pois o afiliado pode gerar comissões para si e o produtor consegue reduzir seus gastos com publicidade e propaganda.
É possível divulgar em vários meios diferentes.
Essa é uma vantagem interessante, pois você pode escolher qualquer meio de divulgação que quiser. Você tem total liberdade para divulgar no instagram, facebook, toktok, no seu site, enfim no canal que melhor se encaixa com sua estratégia.
Acima citamos formas de divulgação orgânicas (Gratuitas), mas nada impede de que sua divulgação seja de forma paga utilizando plataformas como Google Ads, Youtube Ads, Facebook Ads, Instagram Ads e muitos outros.
Você será seu patrão
Quando se está trabalhando com o Marketing de Afiliados você será o seu patrão, tendo liberdade de no horário e local que quiser.
Mas não esqueça que ainda é um trabalho, e que você deve organizar suas estratégias de divulgação, separando alguns horários para executar as ações para sua realização.
Riscos baixos
Como você pode notar, são poucos os riscos para começar a trabalhar com o Marketing de afiliados.
Podemos citar, por exemplo:
- custo de entrada muito baixo: você pode iniciar sem investir nada divulgando seus links em redes sociais, ou iniciar com um baixo investimento com a compra de um domínio e hospedagem para construir seu site de divulgação.
- Trabalho direto com a plataforma: você não se relaciona diretamente com o produtor, seus ganhos já são separados pela plataforma de afiliados diretamente no momento da venda do produto. Isso faz com que seu pagamento seja garantido, respeitando os tempos de pagamento de cada plataforma.
- Sem custo de produção: todo custo fica com o produtor, seu trabalho é apenas na divulgação. Não há preocupações com produto, estoque e logística de entrega entre outros.
Pontos Negativos
Pode ser necessário investir
Se você optar por anúncios pagos ou no desenvolvimento de um site ou blog, serão necessários alguns investimentos. Principalmente no início do tráfego pago onde pode ser que tenha pouco retorno ou até mesmo prejuízo nas primeiras campanhas.
Devido ao período de aquisição de dados para a inteligência de suas campanhas.Ou ainda devido ao período do seu aprendizado nas plataformas de tráfego pago.
É necessário estudar
Para trabalhar no mercado de afiliados é necessário muito estudo, não basta apenas criar conta em alguma plataforma de afiliados e divulgar o seu link.
É necessário ter estratégias de divulgação, sejam elas por meio orgânico ou pago. Independente da qual escolher é necessário estudar mais a fundo sua forma de divulgação, por exemplo, se decidir criar um site precisa conhecer de técnicas de SEO,construção de site, ferramentas de análise do seu site,Google Cearch Console entre outros, para poder posicionar seu site no google.
Por outro lado, se decidir divulgar por meios pagos você deve estudar a plataforma de divulgação escolhida.
Deve aprender a construir criativos, entender em qual o momento de compra que a pessoa está quando visualiza seu criativo, aprender sobre funil de compras e principalmente aprende como fazer suas campanhas trazerem lucro.
Você deve entender que este é um mercado dinâmico, sempre está em atualização, e para você poder acompanhar sempre deve estar estudando e aplicando o que está aprendendo.
Tem a chance de não dar certo
Como visto anteriormente, são várias áreas que você deve entender, e até esse aprendizado se consolidar você vai errar.
Esse erro pode lhe custar dinheiro caso esteja trabalhando com anúncios pagos, ou tempo se decidiu trabalhar no orgânico.
Mas não fique triste, pois esses erros servem de aprendizado, você vai entendendo como o mercado funciona, como são o funcionamento das estratégias de vendas.
Você deve entender que sua curva de crescimento neste mercado não é uma linha reta, mas sim uma linha sinuosa, cheia de altos e baixos, que farão com que você construa sua jornada.
Talvez seja preciso construir sua audiência
Dependendo da estratégia escolhida, desenvolver uma conexão com o público se faz necessário.
Por exemplo, se decidir construir uma página no Facebook você não vai apenas divulgar seu produto, é necessário ajudar as pessoas dando dicas e construindo conteúdos sobre seu produto.
Vai ser através dessa confiança construída que você vai gerar suas primeiras vendas e isso é apenas o começo de suas páginas.
Você deve continuar desenvolvendo conteúdo para atrair cada vez mais pessoas e assim continuar a vender.
Necessidade de nota fiscal
Na maioria das plataformas de afiliados você pode iniciar com o seu cpf, porém você terá um teto de valor a sacar por mês.
Ao ultrapassar esse teto vai ser necessário que se torne uma pessoa jurídica para conseguir sacar valores maiores, aí então será necessário a emissão de nota fiscal.
Contudo não leve como um ponto extremamente negativo, pois a partir do momento que começar a emitir nota fiscal quer dizer que seu negócio está funcionando e você estará dando seus primeiros passos no mundo do empreendedor digital.
Concluindo: Marketing de afiliados vale a pena
Se você possui um pouco de tempo e está disposto a aprender e testar várias estratégias, pode ser que o Marketing digital seja para você.
Se você tem disposição para estudar e resiliência para aplicar e aguardar seus primeiros resultados, provavelmente se dará bem neste mercado.
Porém, caso não tenha tempo e nem disposição para estudar e decidir entrar neste mercado de qualquer jeito, provavelmente você vai se frustrar e achar que este mercado não funciona.
Pois trabalhando desta forma, sem nenhuma estratégia, provavelmente você conseguirá pouco ou nenhum resultado atuando neste mercado.
Onde procurar mais sobre este assunto?
Você pode continuar a acompanhar nosso blog, onde estamos sempre procurando trazer conteúdos de qualidade para ajudar quem deseja se inserir no mercado de afiliados.
Caso queira se aprofundar mais nos estudos de uma olhada no curso que recomendamos, lá você encontrará todo o material, teórico e prático, para dar seus primeiros passos no mercado. E se você deseja saber mais sobre o curso de uma olhada no nosso artigo review, onde exploramos todos os pontos relacionados ao curso, acesse este link.